SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Nursing students' experiences in hospital training: subsidies for a reflection on humanization of healthThe meaning of competence for nursing management faculty members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

BRAGA, Eliana Mara  and  SILVA, Maria Júlia Paes da. Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 329-335. ISSN 1980-220X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300003.

Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.

Keywords : Relações interpessoais; Educação em enfermagem; Competência profissional; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License