SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Nursing students' experiences in hospital training: subsidies for a reflection on humanization of healthThe meaning of competence for nursing management faculty members author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

BRAGA, Eliana Mara  and  SILVA, Maria Júlia Paes da. Como acompanhar a progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2006, vol.40, n.3, pp.329-335. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300003.

Este estudo teve como objetivo propor bases metodológicas para o acompanhamento da progressão da competência comunicativa no aluno de Enfermagem. Utilizando metodologia qualitativa e referencial teórico de comunicação interpessoal, desenvolvemos a pesquisa entrevistando 13 professores com experiência acumulada em atividades de ensino e pesquisa de comunicação em Enfermagem. Nos dados obtidos, os entrevistados relataram que o acompanhamento da progressão da competência comunicativa do aluno ocorre: observando a evolução das habilidades comunicativas nos alunos e pacientes; viabilizando momentos de expressão de pensamentos, sentimentos e percepções; fornecendo feedback sobre o desenvolvimento das habilidades comunicativas; estimulando-os ao desenvolvimento das habilidades em comunicação; realizando avaliação formativa e tutorando o aluno.

Keywords : Relações interpessoais; Educação em enfermagem; Competência profissional; Estudantes de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License