SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3How to follow communicative competence progress in nursing studentsColors in the intensive therapy environment: perceptions of patients and professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

NIMTZ, Miriam Aparecida  and  CIAMPONE, Maria Helena Trench. O significado de competência para o docente de administração em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 336-342. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300004.

Este estudo tem como objetivos: identificar as percepções dos professores que atuam em disciplinas de Administração em Enfermagem, quanto ao significado de competência docente, nesse âmbito do ensino de Graduação; analisar e problematizar os significados atribuídos à competência docente, visando propor intervenções que favoreçam propostas de capacitação para o ensino do gerencia-mento, compatíveis com a Política de Ensino e com as atuais Diretrizes Curriculares. Para tanto, foi utilizado o método da análise de conteúdo em doze discursos de professores de Administração em Enfermagem, em exercício nas Instituições Particulares de Ensino da Grande São Paulo, no período de agosto a outubro de 2002. O significado e as percepções relatados foram categorizados e, diante do revelado, recomendamos uma política de desenvolvimento de recursos humanos que privilegie o processo de capacitação docente, oferecendo oportunidades concretas para que o desenvolvimento docente impulsione transformações rumo a uma educação emancipatória.

Keywords : Educação baseada em competências; Educação em enfermagem; Competência profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese