SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Chronic pain beliefs: validation of the survey of pain atittudes for the portuguese languageEpidemiological profile of consulting women at the prenatal service of a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

JACOB, Yelma  and  BOUSSO, Regina Szylit. Validação de um modelo teórico usado no cuidado da família que tem um filho com cardiopatia. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 374-380. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300009.

Validar o modelo teórico"Buscando preservar a integridade da unidade familiar"; aplicando-o à situação da família que vivencia a situação. A coleta de dados decorreu por meio de entrevistas com seis familiares que vivenciaram a experiência de ter um filho que sofreu uma intervenção cirúrgica cardíaca, cujas perguntas foram pautadas no referido modelo, tendo como foco a experiência familiar, durante o tempo da cirurgia cardíaca. Os dados gerados foram analisados de acordo com a Teoria Fundamentada nos Dados. Pela análise comparativa dos resultados dos dois estudos, foi possível validar o modelo teórico para a experiência da família que vivencia a cirurgia cardíaca do filho. Em função da natureza específica da experiência, dois novos temas emergiram: vivendo uma experiência solitária e tendo superado uma etapa, ampliando o modelo teórico original.

Keywords : Validade [métodos]; Relações familiares; Atitude frente a saúde; Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese