SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Parents and nursing staff's expectations regarding the nurse's work in a NICUStudy of tasks performed by nurses in a teaching hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BARTOLOMEI, Silvia Ricci Tonelli  and  LACERDA, Rúbia Aparecida. Trabalho do enfermeiro no Centro de Material e seu lugar no processo de cuidar pela enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2006, vol.40, n.3, pp. 412-417. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342006000300014.

Estudo sobre o trabalho do enfermeiro na central de material e esterilização (CME), com a finalidade de analisar sua realidade social e seu papel transformador no cuidar em saúde e pela enfermagem. Tratou-se de pesquisa estratégica, com análise de discurso de enfermeiras da CME. Obteve-se que a gerência é sua principal atividade, em um processo estruturado que confirma a prática tradicional da enfermagem, tendo como objeto a coordenação do processamento de materiais médico-hospitalares utilizados em atos cuidadores. Tal prática caracteriza-se pelo cuidado indireto, que instrumentaliza não apenas o trabalho da enfermagem, mas os de outros profissionais. Em conseqüência, não se caracteriza como cuidado específico da enfermagem e do enfermeiro. Seu potencial transformador nas relações e novos modos de produção do cuidar em saúde e pelo enfermeiro deverá ocorrer antes pela competência do conhecimento específico em CME do que administrativo.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Almoxarifado central hospitalar; Processos de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese