SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A dualidade vida-morte na vivênciados pacientes com metástaseO significado atribuído a 'ser idoso' por trabalhadores de instituições de longa permanência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SOUZA, Aline Corrêa de  e  LOPES, Marta Julia Marques. Práticas terapêuticas entre idosos de Porto Alegre: uma abordagem qualitativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.1, pp. 52-56. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000100007.

O estudo objetivou conhecer e compreender o uso de práticas terapêuticas entre idosos residentes em área urbana. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no município de Porto Alegre. Processou-se a caracterização sociodemográfica, dos 24 idosos selecionados aleatoriamente e entrevistados, e a análise temática das informações coletadas sobre o uso de práticas terapêuticas. Eram na maioria do sexo feminino, com média de idade de 68 anos e com quatro anos completos de estudo. A principal prática terapêutica referida foi a automedicação. Outra prática terapêutica referida foi a busca por um profissional médico. Considera-se que, por meio da análise e discussão crítica da temática, pode-se subsidiar a capacitação de profissionais no campo da Educação em saúde e do trabalho de Enfermagem em particular, favorecendo os processos de cuidado, autocuidado dos problemas da população idosa.

Palavras-chave : Saúde do Idoso; Automedicação; Envelhecimento; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Terapias complementares [utilização].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português