SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A dualidade vida-morte na vivênciados pacientes com metástaseO significado atribuído a 'ser idoso' por trabalhadores de instituições de longa permanência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

SOUZA, Aline Corrêa de  e  LOPES, Marta Julia Marques. Práticas terapêuticas entre idosos de Porto Alegre: uma abordagem qualitativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.1, pp. 52-56. ISSN 1980-220X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000100007.

O estudo objetivou conhecer e compreender o uso de práticas terapêuticas entre idosos residentes em área urbana. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada no município de Porto Alegre. Processou-se a caracterização sociodemográfica, dos 24 idosos selecionados aleatoriamente e entrevistados, e a análise temática das informações coletadas sobre o uso de práticas terapêuticas. Eram na maioria do sexo feminino, com média de idade de 68 anos e com quatro anos completos de estudo. A principal prática terapêutica referida foi a automedicação. Outra prática terapêutica referida foi a busca por um profissional médico. Considera-se que, por meio da análise e discussão crítica da temática, pode-se subsidiar a capacitação de profissionais no campo da Educação em saúde e do trabalho de Enfermagem em particular, favorecendo os processos de cuidado, autocuidado dos problemas da população idosa.

Palavras-chave : Saúde do Idoso; Automedicação; Envelhecimento; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Terapias complementares [utilização].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons