SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Health education to ostomy patients: a bibliometrics studySurgical site infection in a university hospital: post-release surveillance and risk factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DURAO, Ana Maria Sertori; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e  and  MIASSO, Adriana Inocenti. Cotidiano de portadores de esquizofrenia após uso de clozapina e acompanhamento grupal. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 251-257. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000200011.

Este estudo descreve a visão do portador de esquizofrenia sobre seu cotidiano após o uso da clozapina e acompanhamento em grupo. A amostra foi constituída por 11 pacientes que participam do grupo de medicações atípicas (GRUMA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Para coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada, guiada por um roteiro, em abril de 2003. As entrevistas foram gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Obteve-se, como resultados, melhora do paciente quanto aos sintomas da doença, evidenciada pela diminuição do isolamento social, retomada das atividades domésticas/trabalho, estudo e participação em atividades de convívio social. Tais resultados apontam para a necessidade de um novo olhar dirigido ao portador de transtorno mental, no sentido de buscar atitudes terapêuticas adequadas, que atuem na produção de vida, visando a um novo sentido para a existência, nas diferentes formas de convivência e de sociabilidade.

Keywords : Esquizofrenia; Clozapina; Psicoterapia de grupo; Resultado de tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese