SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Action-research as a strategy to develop pregnant women group: the participants' perceptionDialectics of hypertensive patients' way of life: between the objective and the subjective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PEREIRA, Maria Alice Ornellas; BARBIERI, Liliane; PAULA, Virginia Praciano de  and  FRANCO, Melissa dos Santos Paschoalato. Saúde mental no Programa de Saúde da Família: conceitos dos agentes comunitários sobre o transtorno mental. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.4, pp. 567-572. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000400005.

Este estudo objetivou identificar as representações sociais de agentes comunitários de uma unidade de Programa Saúde da Família sobre o transtorno mental. Optamos pela pesquisa qualitativa, utilizando o estudo de caso. Para a coleta de dados, recorremos à entrevista semi-estruturada, enriquecida pelo uso de Técnica Projetiva, e à análise temática para analisar o material obtido. Os resultados evidenciam representações sociais ancoradas no paradigma psiquiátrico tradicional. Esse considera a pessoa acometida pelo transtorno mental passiva, sem condições de protagonizar os próprios caminhos que, por sua vez, são marcados pelo preconceito. Desse modo, denota-se a grande necessidade de investimento na capacitação em saúde mental, junto aos atores do cenário da assistência do Programa de Saúde da Família. De acordo com o estudo, tal investimento contribuirá para a efetivação de práticas e construção de novos saberes, contribuindo para a melhoria da assistência em saúde.

Keywords : Pessoal de saúde; Programa Saúde da Família; Saúde mental; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese