SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Changes and expectations experienced by individuals with spinal cord injury and their familiesHealth family professionals' practices toward women in sexual violence situations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BORGES, Ana Luiza Vilela. Relações de gênero e iniciação sexual de mulheres adolescentes. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.4, pp. 597-604. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000400009.

Trata-se de estudo transversal conduzido com 222 adolescentes mulheres, entre 15 e 19 anos de idade, moradoras da área de uma unidade de saúde da família na zona leste da cidade de São Paulo, cujo objetivo foi descrever as motivações para iniciar ou não a vida sexual e os fatores associados a tal evento. As adolescentes que já haviam iniciado a vida sexual eram mais velhas, não coabitavam com os pais, estavam ausentes do sistema educacional, habitavam domicílios ocupados e namoravam em maior proporção do que as sem experiência sexual. Observou-se também que, na opinião das entrevistadas, a iniciação sexual, independente do matrimônio, pareceu ser aceita, mas foi largamente relatado o desejo da existência de vínculo afetivo-amoroso com o parceiro da primeira prática sexual, reforçando que o tradicional papel atribuído à sexualidade feminina, pelas relações de gênero, ainda forma a base do comportamento sexual dessas garotas.

Keywords : Saúde do adolescente; Saúde sexual e reprodutiva; Gênero e saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese