SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialPolíticas e práticas de saúde e equidadeA relação trabalho-saúde de enfermeiros do PSF no município de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SENA, Roseni Rosângela de  e  SILVA, Kênia Lara. Políticas e práticas de saúde rumo à eqüidade. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.spe, pp. 771-776. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000500005.

O texto abordou as desigualdades e a exclusão social em saúde e estabeleceu as suas interrelações e determinações sociais, históricas, culturais e econômicas. Apontou as iniqüidades, como conseqüência das desigualdades na produção e na distribuição das riquezas expressas em serviços e bens materiais. Discutiu as práticas de gestão no campo da saúde, como favorecedoras de eqüidade, indicando a gestão compartilhada, como uma ferramenta que potencializa os valores de cidadania e respeito à diversidade. Abordou a participação e o controle social como práticas que promovem eqüidade nos serviços de saúde. Comentou a experiência da Secretaria Municipal de Políticas Sociais e de Saúde de Belo Horizonte com o trabalho em territórios geopolíticos-sociais com práticas de gestão, assistência e controle social que contribuem para a eqüidade. Concluiu que, além das análises e macrointervenções, é fundamental tomar os espaços micro do trabalho para reflexão e atuação na construção da equidade.

Palavras-chave : Iniqüidade social; Saúde pública; Políticas Públicas de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português