SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialA relação trabalho-saúde de enfermeiros do PSF no município de São PauloPráticas inovadoras em saúde coletiva: ferramenta re-leitora do processo saúde-doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

BORGES, Ana Luiza Vilela. Pressão social do grupo de pares na iniciação sexual de adolescentes. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2007, vol.41, n.spe, pp. 782-786. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342007000500007.

Dado que a literatura enfatiza a estreita relação entre o início da vida sexual e a pressão exercida pelos pares, o objetivo deste trabalho foi identificar a presença da pressão social na iniciação sexual de adolescentes, com base nos relacionamentos com o grupo de iguais. Participaram 363 pessoas, com idade entre 15 e 19 anos, compreendendo uma amostra representativa dos adolescentes cadastrados em uma unidade do Programa de Saúde da Família da cidade de São Paulo. Foi utilizado um questionário estruturado e auto-aplicado. Os resultados mostraram associação entre a iniciação sexual e idade, já ter ficado com alguém sem vontade, ter a maior parte dos amigos com experiência sexual e estar namorando, o que revelou indícios de que os pares parecem exercer certa influência na opção pela iniciação sexual.

Palavras-chave : Saúde do adolescente; Saúde sexual e reprodutiva; Comportamento sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português