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Desafios da formação em enfermagem no Brasil: proposta curricular da EEUSP para o bacharelado em enfermagem

Challenges in nursing education in Brazil: baccalaureate curricular proposal of the School of Nursing of Sao Paulo University

Desafíos para la formación en enfermería en Brasil: propuesta curricular para el bachillerato de la Facultad de Enfermería de la Universidad de São Paulo

O atual currículo do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP está sendo reformulado e sua implantação está prevista para 2009. Este artigo tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o novo currículo do curso de graduação em Enfermagem da EEUSP. A estrutura proposta está dividida em três ciclos: Básico (1.500 horas), Intermediário (1.500 horas) e Complementar (1.000 horas), com carga horária total de 4.000 horas, ministrada em oito semestres letivos. A mudança visa a aumentar a integração entre as disciplinas e os departamentos, a autonomia do estudante e adotar a formação para o Sistema Único de Saúde como orientação geral do currículo. O novo currículo está voltado à formação da enfermeira generalista, com competência técnica, científica e ético-política para prestar cuidados de enfermagem a indivíduos, famílias e grupos sociais.

Enfermagem; Ensino; Currículo


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