SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Daughter of time: the postmodern midwife (Part 2)International classification of nursing practices in collective health - CIPESC® author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

LUCIO, Ingrid Martins Leite; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag  and  CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Diálogo como pressuposto na teoria humanística de enfermagem: relação mãe-enfermeira-recém nascido. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.1, pp. 173-180. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000100023.

Estudo crítico-reflexivo com intenções de analisar o diálogo como pressuposto na Teoria Humanística de Paterson e Zderad. Realizado em 2005, baseando-se em duas dissertações de mestrado, nele adotamos o Modelo de Análise Meleis, no âmbito da descrição da teoria, detendo-nos na unidade de análise denominada de pressupostos da teoria. Percebemos a busca e a construção do diálogo de forma clara nas fases do processo metodológico da teoria: Preparação para vir a conhecer, Conhecendo o outro intuitivamente, Conhecendo o outro cientificamente, Síntese complementar do conhecimento dos outros e Sucessão do Nós para o único paradoxal. O pressuposto de diálogo foi trazido de maneira explícita na teoria, respaldado nas bases filosóficas do existencialismo, humanismo e fenomenologia. Comportou-se distintamente em cada experiência, apesar dos aspectos comuns, como ter sido vivido com recém-nascidos e em uma mesma instituição.

Keywords : Enfermagem; Teoria de enfermagem; Recém-nascido.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese