SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Infant deaths investigated by the Prevention Committee of Infant Mortality in region of Paraná stateLiving with depression: women's life histories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BERGAMASCHI, Suzete de Fatima Ferraz  and  PRACA, Neide de Souza. Vivência da puérpera-adolescente no cuidado do recém-nascido, no domicílio. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 454-460. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000300006.

Este estudo qualitativo teve o objetivo de compreender como as puérperas-adolescentes vivenciam o cuidado do filho no âmbito domiciliar. Como referencial de análise, empregou-se o conceito de Maternidade e, no tratamento dos dados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo 15 puérperas-adolescentes que ficaram internadas com o recém-nascido na unidade de Alojamento-Conjunto do Hospital Universitário da USP, e que foram entrevistadas após a alta hospitalar. Os resultados evidenciaram a construção diária do ser-mãe-adolescente que direciona o sentimento de segurança diante da superação das dificuldades ao cuidar do recém-nascido. A rede de apoio familiar mostrou-se importante para ajudar a jovem mãe nesta nova fase de sua vida. Ao final do puerpério foi possível constatar que a puérpera-adolescente atende, com competência, as necessidades de higiene, alimentação e afeto do recém-nascido.

Keywords : Relações mãe-filho; Recém-nascido; Cuidado do lactente; Relações familiares; Assistência domiciliar.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese