SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Violence against women: visibility of the problem according to the health teamWomen living with aids and the family health program professionals: disclosing the diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

APERIBENSE, Pacita Geovana Gama de Sousa  and  BARREIRA, Ieda de Alencar. Nexos entre Enfermagem, Nutrição e Serviço Social, profissões femininas pioneiras na área da Saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 474-482. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000300009.

Estudo histórico-social sobre a emergência das profissões de nutricionista e de assistente social, entre os anos 30 e meados do século 20. O trabalho trata das circunstâncias do surgimento dos cursos de nutrição e de serviço social no interior da Escola Anna Nery/UFRJ, e compara as funções desempenhadas por enfermeiras, nutricionistas e assistentes sociais à época. As fontes primárias de pesquisa encontram-se no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ e incluem documentos escritos e depoimento oral. As fontes secundárias foram artigos, livros e teses. A análise de textos e documentos evidenciou que a Escola teve papel decisivo na emergência dessas novas profissões, que vieram contribuir para uma melhor organização e funcionamento dos serviços de saúde e para a prestação de uma assistência mais completa à clientela. Ao mesmo tempo, sua característica feminina veio, ainda, favorecer a inserção de mulheres no mercado de trabalho qualificado na área da saúde.

Keywords : História da enfermagem; Ciências da nutrição; Serviço social; Assistência social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese