SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Trabalho da enfermeira intensivista: um estudo da estrutura das representações sociaisEstrutura organizacional do serviço de enfermagem: reflexões sobre a influência do poder e da cultura organizacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

BRUGGEMANN, Odaléa Maria  e  PARPINELLI, Mary Ângela. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 563-568. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000300021.

O debate sobre as diferenças entre os métodos quantitativo e qualitativo é freqüente, havendo posições favoráveis e contrárias acerca da sua integração. Delinear uma pesquisa que contemple as duas abordagens gera dúvidas e inquietações sobre como utilizá-las sem ferir o rigor dos métodos, a especificidade, a sofisticação metodológica e reflexiva de cada uma delas. O objetivo é relatar e discutir a utilização da abordagem quantitativa (ensaio clínico controlado randomizado) e qualitativa para avaliar e compreender a inserção do acompanhante de escolha da mulher durante o trabalho de parto/parto, desempenhando o papel de provedor de apoio. A utilização das duas abordagens possibilitou aproximar as múltiplas facetas envolvidas nessa prática e avaliá-la tanto na dimensão explicativa quanto na compreensiva, uma vez que pôde ser realizada com olhares complementares.

Palavras-chave : Ensaios clínicos controlados aleatórios; Pesquisa qualitativa; Parto humanizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês