SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimentoRevisão de literatura sobre o atendimento ao paciente surdo pelos profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

JERICO, Marli de Carvalho; PERES, Aida Maris  e  KURCGANT, Paulina. Estrutura organizacional do serviço de enfermagem: reflexões sobre a influência do poder e da cultura organizacional. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.3, pp.569-577. ISSN 1980-220X.  https://doi.org/10.1590/S0080-62342008000300022.

Este estudo discute a cultura e o poder influenciando a estrutura organizacional do serviço de enfermagem em um hospital de ensino. A partir da necessidade de padronizar os procedimentos de enfermagem por parte da administração geral do hospital, foi desenhada a estrutura organizacional (organograma) do Serviço de Enfermagem. Por causa desta situação, veio à tona o interesse dos enfermeiros gestores em ampliar o espaço de poder, fortalecendo a Enfermagem no ambiente intra-institucional.

Palavras-chave : Enfermagem; Serviços de enfermagem; Poder [Psicologia]; Cultura organizacional; Negociação; Conflito [Psicologia].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons