SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Medicamentos utilizados en casos de trasplante de médula ósea: un estudio sobre combinaciones antimicrobianas potencialmente interactivasLocalización inicial de la punta del catéter central de inserción periférica (PICC) en recién nacidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versión impresa ISSN 0080-6234

Resumen

SOUZA, Maria Clara Padovani de; GOULART, Marta Aparecida; ROSADO, Viviane  y  REIS, Adriano Max Moreira. Utilização de medicamentos parenterais em frascos-ampola em uma unidade pediátrica de um hospital universitário. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 715-722. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400014.

Este estudo observacional determinou a freqüência de utilização de medicamentos parenterais em frascos-ampola em uma unidade pediátrica, e identificou as ações da equipe de enfermagem associadas ao preparo e administração desses medicamentos. Os dados foram coletados por meio da prescrição médica e observação direta dos medicamentos nas geladeiras e armários da unidade. A apresentação em frascos-ampola foi prescrita para 30,8% dos pacientes. Foram observados aspectos quanto à reconstituição, ao armazenamento, à temperatura e à rotulagem dos medicamentos, fatores importantes para utilização segura dos mesmos. As informações pesquisadas para avaliar o processo de preparo e de administração estavam todas presentes em apenas 6,8% dos medicamentos. A identificação correta dos frascos-ampola é importante para o uso seguro dos medicamentos. O treinamento da equipe de saúde e a adoção de diretrizes de terapia endovenosa são instrumentos essenciais para otimizar o processo de utilização de medicamentos parenterais.

Palabras llave : Preparações farmacêuticas; Infusões parenterais; Equipe de enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · pdf en Inglés | Portugués