SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Meanings of falling ill: what the main catetakers of elderly patients with cancer thinkThe layperson in emergency situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

VEIGA, Kátia Conceição Guimarães  and  MENEZES, Tânia Maria de Oliva. Produção do conhecimento em enfermagem: a (in) visibilidade da atenção à saúde do idoso. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 761-768. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400020.

Esta pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa, objetivou identificar a ocorrência de estudos de enfermagem na atenção à saúde do idoso e analisar a produção deste conhecimento em cinco periódicos de enfermagem publicados em 2005. Os resultados demonstraram que o número de publicações nesta área é bastante limitado, 3,7%. Estas publicações estão concentradas nos estados de São Paulo, 40%, e Rio de Janeiro, 28%; predominou a abordagem qualitativa, 50%, sendo identificados vários referenciais teórico-metodológicos. Os objetos mais estudados foram as necessidades em saúde e o cuidador, com 33,3% cada; o docente esteve presente na autoria de todas as publicações. Concluiu-se que há necessidade de produção de conhecimento de Enfermagem em Atenção à Saúde do Idoso e, para dar visibilidade a esta temática, faz-se necessário o reconhecimento e a consolidação desta especialidade enquanto área de atuação profissional, pesquisadores competentes e política nacional de incentivo a pesquisa.

Keywords : Enfermagem geriátrica; Saúde do idoso; Comunicação e divulgação científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese