SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número4Indicadores sociais e de saúde para a operacionalização da vigilância à saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

VIEIRA, Mariana  e  PADILHA, Maria Itayra Coelho de Souza. O HIV e o trabalhador de enfermagem frente ao acidente com material perfurocortante. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 804-810. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342008000400026.

O estudo tem como objetivo identificar a produção científica sobre o acidente de trabalho do profissional de enfermagem com material biológico contaminado por HIV e caracterizar os fatores predisponentes aos acidentes de trabalho, assim como os procedimentos realizados pós-exposição ao material perfurocortante potencialmente contaminado pelo HIV. É uma revisão de literatura, cuja busca bibliográfica por palavras-chave foi realizada por meio da base de dados LILACS a partir de 2000. Constatou-se que os fatores predisponentes à ocorrência dos acidentes de trabalho com perfurocortantes estão relacionados tanto às condições de trabalho, como as condições individuais. Frente a estes acidentes, os trabalhadores de enfermagem têm necessidade de conhecer as condutas pós-exposição ao material perfurocortante potencialmente contaminado pelo HIV. Concluímos que a adoção das precauções-padrão no trabalho em saúde é condição fundamental para a segurança dos trabalhadores, independente da área de atuação, pois o número de casos de HIV é crescente.

Palavras-chave : Enfermagem; Riscos ocupacionais; HIV; Acidentes de trabalho; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês