SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1The use of social indicators to implement the Health Surveillance modelThe art of Clown theater in care for hospitalized children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FRANCA, Inacia Sátiro Xavier de  and  PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Inclusão social da pessoa com deficiência: conquistas, desafios e implicações para a enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.1, pp. 178-185. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000100023.

Objetivou-se compreender o discurso das pessoas com deficiência acerca da concretude do processo de inclusão social e articular o discurso desses sujeitos com as diretrizes do Decreto nº 3.298/99. Foram entrevistadas seis pessoas com deficiência física, seis auditivos e seis visuais Os dados foram padronizados e categorizados em dois núcleos de sentidos: diretrizes pré-inclusivistas da pessoa com deficiência, e diretrizes inclusivistas da pessoa com deficiência. A perspectiva metodológica foi a análise de discurso. Conclui-se que esses sujeitos conquistaram legislação que assegura direitos de cidadania, mas existem desafios no campo da saúde, educação, profissionalização e da inserção no mercado de trabalho. Os enfermeiros reabilitadores precisam conhecer a vivência desses sujeitos e dos seus familiares para ajudá-los a buscar estratégias de enfrentamento dos problemas que afetam a sua inclusão e, conseqüentemente, a sua saúde.

Keywords : Pessoas com deficiência; Atividades cotidianas; Enfermagem em reabilitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese