SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Nursing team expectations and caregivers' activities in elderly-patient hospital careThe concepts of bonding and the relation with tuberculosis control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MONTEIRO, Michele Mota; FIGUEIREDO, Virgínia Paiva  and  MACHADO, Maria de Fátima Antero Sousa. Formação do vínculo na implantação do Programa Saúde da Família numa Unidade Básica de Saúde. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 358-364. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000200015.

Este estudo objetivou conhecer as estratégias de formação do vínculo entre usuários e profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) de uma unidade básica em Fortaleza-CE. Estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado nos meses de agosto e setembro de 2007 em Fortaleza-Ceará-Brasil. Os informantes do estudo foram os 12 profissionais das equipes de saúde da família. Os dados foram coletados por meio de entrevista e organizados na forma de categorização das falas dos sujeitos, com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo e analisados com a literatura. Foram respeitadas as questões éticas inerentes a estudos com seres humanos. Os profissionais compreendem vínculo como relacionamento, cumplicidade e confiança. Acreditam que organização do serviço, compromisso e respeito são indispensáveis para a consolidação deste processo, que pode ser formado com grupos, acolhimento e visita domiciliar. Ressalta-se a importância da formação do vínculo no Programa Saúde da Família como estratégia para uma melhor assistência à saúde.

Keywords : Programa Saúde da Família; Equipe de assistência ao paciente; Serviços de saúde; Acolhimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese