SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Quality of life and musculoskeletal symptoms in hospital housekeeping workersEffectiveness of non-pharmacological strategies in relieving labor pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

VITURI, Dagmar Willamowius  and  MATSUDA, Laura Misue. Validação de conteúdo de indicadores de qualidade para avaliação do cuidado de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 429-437. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000200024.

O objetivo do estudo é submeter dez Indicadores de Qualidade do Cuidado de Enfermagem na Prevenção de Eventos Adversos à validação de conteúdo. Participaram nove experts, que responderam a três formulários. Os resultados apontaram a validade dos indicadores, porém com reformulações. Resultaram do processo doze indicadores: Identificação do leito do paciente; Identificação de risco para queda do leito; Identificação de acessos venosos periféricos; Verificação de lesões cutâneas pós-infiltrativas; Identificação de equipos para infusão venosa; Identificação de frascos de soro e controle da velocidade de infusão; Identificação de sondas gástricas; Fixação da sonda vesical de demora e posicionamento da bolsa coletora de diurese; Checagem dos procedimentos na prescrição de enfermagem; Controle de sinais vitais; Checagem dos procedimentos de enfermagem na prescrição médica e Elaboração da prescrição diária e completa pelo enfermeiro. A partir dos resultados acredita-se no procedimento de validação de conteúdo como imprescindível para o desenvolvimento de medidas avaliativas.

Keywords : Cuidados de enfermagem; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese