SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2A posição de amamentar determina o aparecimento do trauma mamilar?Indicativos de aplicabilidade das orientações de enfermagem no cotidiano de cuidadores de portadores de Alzheimer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

OKABE, Irene  e  FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da. Violência contra a mulher: contribuições e limitações do sistema de informação. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 453-458. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000200027.

O artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama do sistema de informação em saúde, no monitoramento da violência contra a mulher, analisando em que medida cada fonte de dados pode contribuir para o real dimensionamento do evento e subsidiar o processo de tomada de decisão. Neste sentido, o texto apresenta os avanços e contribuições de cada base de dados oficial existente no setor de saúde, bem como as limitações que ainda persistem pela pouca sensibilidade e especificidade destes sistemas no monitoramento da violência contra a mulher. Discute-se também a necessidade de estudos para o aprofundamento da questão e uma política de informação à luz de gênero para análise e intervenção nos determinantes da violência contra a mulher, dada à magnitude e a gravidade do problema, não só para as mulheres, mas para a sociedade como um todo.

Palavras-chave : Violência contra a mulher; Sistemas de informação; Identidade de gênero; Causas externas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês