SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Quality of life evaluation in cancer patients to submitted to chemotherapyHair removal repercussions on patient's self-esteem in craniotomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SADALA, Maria Lúcia Araújo; STOLF, Noedir Antonio Groppo  and  BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Transplante cardíaco (TC): a experiência do portador da doença de Chagas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 588-595. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000300013.

O sucesso do transplante cardíaco com portadores da doença de Chagas está condicionado a cuidados especiais durante todas as fases do transplante, com necessidade de acompanhamento específico e rigoroso pela equipe de saúde. Os receptores devem estar conscientes da permanência do Trypanossoma no organismo, e das possibilidades de reativação da infecção após o transplante. Portanto, seu conhecimento dessa condição, e a sua participação ativa no próprio tratamento, têm importância fundamental. O objetivo do estudo foi investigar a experiência do transplante cardíaco vivenciada por pacientes portadores da doença de Chagas, para buscar compreender os significados que eles atribuem a esta experiência. Os procedimentos metodológicos abrangeram: a seleção dos pacientes; as entrevistas; a análise dos dados, indicando as unidades de significado e a análise individual; a busca de convergências dos discursos; e análise hermenêutica das convergências. Da análise dos dados emergiram os seguintes temas: o tempo vivido pelo receptor, portador da Doença de Chagas; a concepção do TC apresentado pelo portador de Chagas; o cuidado na trajetória do TC.

Keywords : Transplante de coração; Doença de Chagas; Cuidados de enfermagem; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese