SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Heart transplantation: the experience of patients with Chagas diseaseProfile of elderly patients who suffered trauma im Londrina - Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

DICCINI, Solange; YOSHINAGA, Suellen Naomi  and  MARCOLAN, João Fernando. Repercussões na auto-estima provocadas pela tricotomia em craniotomia. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.3, pp. 596-601. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000300014.

O objetivo do estudo foi avaliar a repercussão da tricotomia na autoestima do paciente no pós-operatório de craniotomia. Estudo quantitativo do tipo prospectivo. Os dados mostram que a maioria dos pacientes referiu não ter sua autoestima alterada em função da tricotomia; predomina a manutenção da autoestima entre os pacientes que receberam orientação sobre a tricotomia; a maioria fez uso de acessórios como estratégia para ocultar a área raspada, e acredita que a tricotomia não prejudica a qualidade de vida nem interfere nas relações sociais. Conclui-se que os sentimentos relacionados à diminuição da autoestima são a perda da atração, a insegurança e a vergonha; há a necessidade de uso de acessórios para melhorar a auto-imagem, e os profissionais da saúde devem trabalhar com os aspectos psicossociais dos pacientes no pré e pós-operatórios.

Keywords : Craniotomia; Remoção de cabelo; Auto-imagem; Cuidados de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese