SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4The everyday life of people living with the chronic condition of diabetes mellitus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

OVIEDO, Aracely Diaz  and  BOEMER, Magali Roseira. A pessoa com diabete: do enfoque terapêutico ao existencial. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 744-751. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400002.

Realizou-se este estudo diante da inquietação com a pessoa com Diabetes, as implicações da doença em sua vida;. fundamentalmente, buscando um deslocamento da doença sob a ótica de um fato para a de um fenômeno, que requer desvelamentos. Conduzido sob o referencial da investigação fenomenológica, com vistas à apreensão da essência do significado de conviver com a doença. O estudo foi realizado obtendo depoimentos de pessoas que experienciam a doença. O contexto da investigação foi uma Instituição de Saúde, localizada na cidade de San Luis Potosí, no México. A análise dos dados possibilitou a construção de categorias temáticas, que revelam facetas importantes do existir dessas pessoas. Abriu perspectivas para um olhar para além da doença, contemplando a pessoa diabética em sua situcionalidade. E assim norteando alguns caminhos para políticas de assistência.

Keywords : Diabetes mellitus; Doença crônica; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese