SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4The person with diabetes: from a therapeutic to an existential focusDiabetes mellitus in adolescence: experiences of adolescents and their mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FARIA, Ana Paula Silva de  and  BELLATO, Roseney. A vida cotidiana de quem vivencia a condição crônica do diabetes mellitus. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 752-759. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400003.

Este estudo objetivou compreender a experiência de adoecimento de uma pessoa em condição crônica do diabetes mellitus e a maneira como esta enfrenta as adversidades no seu cotidiano, cujo corpus de dados foi obtido através da História de Vida Focal e da observação de práticas profissionais de atenção. A análise dos dados foi embasada na abordagem compreensiva, que nos permitiu entender o cotidiano como o grande cenário para quem vivencia a experiência de adoecimento e a busca por cuidados, sendo que o modo como cada pessoa a vivencia é única e individual. Assim, não é possível construir práticas profissionais cuidativas que desconsiderem a situação cotidiana de vida e saúde da pessoa a ser cuidada. Como também não é possível propor tais práticas sem que haja a participação ativa da pessoa sobre a qual irão incidir as decisões e condutas aí tomadas.

Keywords : Diabetes mellitus; Doença crônica; Assistência à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese