SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Risk factors associated with overweight among adolescents from Western São Paulo stateEvaluation of a Psychosocial Care Center in Foz do Iguaçú, Brazil: la realidad en Foz del Iguaçu, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

GUEDES, Nirla Gomes et al. Atividade física de escolares: análise segundo o modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp.744-780. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400006.

Estudo com objetivo de descrever hábitos de atividade física presentes no cotidiano de escolares e analisar a prática de atividade física e seus determinantes, a partir do primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Estudo transversal, realizado em 2004 e 2005, com 79 escolares de escola pública de Fortaleza. Coleta de dados em entrevista e exame físico. Os dados foram analisados com base no modelo teórico citado. A maioria dos escolares tinha prática ativa de atividades físicas (60). Os adolescentes, proporcionalmente, foram mais ativos (80,4%). Os sedentários tiveram prevalência maior de sobrepeso e obesidade (21,1%). Grande parte dos escolares desenvolvia atividades físicas ao ar livre, que não requeriam estrutura física e boas condições econômicas. Os resultados mostraram ser possível trabalhar a relação entre o primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender e o cotidiano dos escolares referentes às práticas de atividades físicas.

Keywords : Promoção da saúde; Atividade motora; Criança; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License