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Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

GUEDES, Nirla Gomes et al. Atividade física de escolares: análise segundo o modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 744-780. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400006.

Estudo com objetivo de descrever hábitos de atividade física presentes no cotidiano de escolares e analisar a prática de atividade física e seus determinantes, a partir do primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender. Estudo transversal, realizado em 2004 e 2005, com 79 escolares de escola pública de Fortaleza. Coleta de dados em entrevista e exame físico. Os dados foram analisados com base no modelo teórico citado. A maioria dos escolares tinha prática ativa de atividades físicas (60). Os adolescentes, proporcionalmente, foram mais ativos (80,4%). Os sedentários tiveram prevalência maior de sobrepeso e obesidade (21,1%). Grande parte dos escolares desenvolvia atividades físicas ao ar livre, que não requeriam estrutura física e boas condições econômicas. Os resultados mostraram ser possível trabalhar a relação entre o primeiro componente do modelo teórico de promoção da saúde de Pender e o cotidiano dos escolares referentes às práticas de atividades físicas.

Keywords : Promoção da saúde; Atividade motora; Criança; Adolescente.

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