SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Students' physical activity: an analysis according to Pender's health promotion modelHealth-care practices performed at assisted living facilities: pursuing the paths back to society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

OLSCHOWSKY, Agnes et al. Avaliação de um Centro de Atenção Psicossocial: a realidade em Foz do Iguaçu. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 781-787. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400007.

Trata-se de um recorte da pesquisa Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul do Brasil. Temos o objetivo de avaliar a ambiência enquanto espaço de conforto e subjetividade em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS). Pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, que utilizou a Avaliação de Quarta Geração. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas com dez profissionais da equipe, 11 usuários e 11 familiares e 297 horas de observação de campo. A porta fechada e a equipe reduzida foram problematizadas, ocasionando repercussões no processo de trabalho do serviço. Esses nós críticos interferem diretamente na ambiência e consistem em tensão e antagonismo às proposições de um serviço como CAPS. Identificamos que as questões apresentadas são temas que demonstram o compromisso com um ambiente saudável, que considera o conforto e a subjetividade no trabalho do CAPS.

Keywords : Avaliação em saúde; Saúde mental; Serviços de Saúde Mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese