SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Evaluation of a Psychosocial Care Center in Foz do Iguaçú, Brazil: la realidad en Foz del Iguaçu, BrasilThe impact of retirement on the quality of life of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

SANTOS JUNIOR, Hudson Pires de Oliveira  and  SILVEIRA, Maria de Fátima de Araújo. Práticas de cuidados produzidas no serviço de residências terapêuticas: percorrendo os trilhos de retorno à sociedade. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 788-795. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400008.

Esta pesquisa objetivou buscar a visão dos profissionais do Serviço de Residências Terapêuticas, sobre a prática de cuidado produzida neste dispositivo de atenção à saúde mental. Para isso, optou-se pela abordagem qualitativa, exploratória e analítica. Os instrumentos para a coleta de dados foram: formulário de observação sistemática, diário de campo e roteiro de entrevista semiestruturada, realizada com 10 profissionais atuantes nas residências. Como resultado, foi encontrado que o cuidado na moradia se dá de modo mais humanizado, valorizando a singularidade dos moradores, seus valores e crenças, tentando (re)estabelecer as relações sociais dos indivíduos e estimulá-los para a prática do autocuidado. Percebe-se que esse modo de atenção vem alcançando uma (re)cidadanização e valorização da vida dos sofredores psíquicos.

Keywords : Saúde mental; Serviços de saúde mental; Moradias assistidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese