SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Health-care practices performed at assisted living facilities: pursuing the paths back to societyStress symptoms and coping strategies in healthy elderly subjects author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

ALVARENGA, Líria Núbia; KIYAN, Luciana; BITENCOURT, Bianca  and  WANDERLEY, Kátia da Silva. Repercussões da aposentadoria na qualidade de vida do idoso. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 796-802. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400009.

Trata-se de um estudo qualitativo, com objetivo de compreender como o idoso vivencia a aposentadoria e suas repercussões na qualidade de vida. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo, a partir de categorias temáticas obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas com idosos, aposentados, que freqüentam o Ambulatório do Serviço de Geriatria do Hospital do Servidor Público Estadual - SP. Foram entrevistados seis indivíduos, sendo predominante o relato de atitudes positivas frente à aposentadoria. Observou-se que o significado atribuído a aposentar-se e a capacidade de planejamento foram determinantes para o modo como a aposentadoria foi vivenciada. Mudança de ambiente, esvaziamento da rotina e disponibilidade de alimentos apareceram como fatores atrelados a alterações no hábito alimentar e também no peso corporal. Logo, a aposentadoria é um momento de mudanças nos aspectos sociais, emocionais e nutricionais dos idosos e que repercutem de forma positiva ou negativa conforme os significados que lhe são atribuídos.

Keywords : Aposentadoria; Idoso; Qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese