SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4The impact of retirement on the quality of life of the elderlyNursing iatrogenic events in hospitalized elderly patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

TALARICO, Juliana Nery de Souza; CARAMELLI, Paulo; NITRINI, Ricardo  and  CHAVES, Eliane Corrêa. Sintomas de estresse e estratégias de coping em idosos saudáveis. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 803-809. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400010.

Idosos podem manifestar sintomas de estresse em decorrência das mudanças biopsicossociais do envelhecimento. O objetivo deste estudo foi identificar sintomas de estresse em idosos e o estilo de coping utilizado por eles, verificando a relação entre estas variáveis. Foram aplicados a Lista de Sintomas de Stress (LSS) e o Inventário de Coping de Jalowiec, em 41 idosos saudáveis. Os idosos apresentaram sintomas de estresse, com intensidade média de 42.8 pontos. Observou-se predomínio do coping focado no problema, porém não houve diferença significativa entre as médias dos escores do LSS entre os indivíduos que utilizaram coping focado no problema ou na emoção (p=0.737). Neste estudo, embora os idosos tendessem a eleger o coping focado no problema, a intensidade dos sintomas de estresse independeu do tipo de coping utilizado, evidenciando que tanto o coping focado no problema como o focado na emoção estão associados a níveis semelhantes de estresse.

Keywords : Estresse; Idoso; Adaptação psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese