SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4The partogram as an instrument to analyze care during labor and deliveryCultural practices about breastfeeding among families enrolled in a Family Health Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234On-line version ISSN 1980-220X

Abstract

CASTRO, João Francisco de  and  RODRIGUES, Vitor Manuel Costa Pereira. Conhecimentos e atitudes dos jovens face à contracepção de emergência. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp.889-894. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400021.

Trata-se de um estudo descritivo e transversal, numa amostra de 753 alunos do 10º e 12º ano da região do Douro (Norte de Portugal), com o objetivo de conhecer a informação e a atitude dos jovens relativamente à contracepção de emergência (anticoncepcional pós-coito). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário dividido em 3 partes, em que na 1ª constam 10 questões de caracterização sócio-demográfica, na 2ª, 22 questões acerca da informação e conhecimentos sobre a sexualidade/contracepção de emergência, e uma 3ª parte, que engloba 8 questões acerca da atitude face à contracepção de emergência. Os resultados globais apontam para um conhecimento efetivo diminuto (10,5%). A atitude, entre os jovens, é genericamente favorável à contracepção de emergência. Os alunos que apresentam mais conhecimento efetivo são os do 12º ano de escolaridade e os pertencentes ao sexo feminino.

Keywords : Adolescente; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Anticoncepção pós-coito; Educação sexual.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License