SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Adolescent knowledge and attitudes regarding emergency contraceptionBreast self-examination by nursing professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FROTA, Mirna Albuquerque et al. Práticas culturais sobre aleitamento materno entre famílias cadastradas em um Programa de Saúde da Família. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 895-901. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400022.

Objetivou-se identificar as práticas culturais em relação ao aleitamento materno entre famílias cadastradas em um PSF. Estudo descritivo, exploratório, realizado em Pentecoste, Ceará, com 15 mães que demonstraram algum fator restritivo ao aleitamento. A coleta de dados ocorreu por meio de observação direta e entrevista semiestruturada e, após análise, emergiram as categorias empíricas: prazer em amamentar e prevenção de doenças; influência da família/comunidade; e dificuldade em manter a amamentação. As mães verbalizaram dificuldades na prática da amamentação, ausência de um suporte adequado do serviço de saúde que envolva fatores não somente biológicos, mas no âmbito social e cultural. Conclui-se que há distanciamento entre o discurso científico e as práticas culturais do dia-a-dia dessas famílias.

Keywords : Aleitamento materno; Cultura; Programa Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese