SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Comorbidities between fatigue and depression in patients with colorectal cancerThe influence of musical rhythms on the perception of subjective states of adult patients on dialysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CEZAR-VAZ, Marta Regina et al. Sistema de significados sobre a finalidade do trabalho na Saúde da Família: uma abordagem qualitativa. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 915-922. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400025.

Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, objetivando compreender o sistema de significados sobre a finalidade do trabalho de enfermeiros e médicos das equipes da Saúde da Família, nas cidades de Rio Grande e Pelotas. A entrevista semidirigida, individual e gravada, foi utilizada na coleta dos dados, seguindo-se uma análise temática dos depoimentos de 82 participantes. O significado nuclear da finalidade, como fim transmutado em produto do trabalho coletivo, mostrou-se alinhado com a possibilidade de mudanças e aquisição de comportamentos individuais e coletivos saudáveis por parte da comunidade, evidenciando-se o componente da eticidade no processo, por meio de categorias como a solidariedade e a compaixão. Disso decorreu, na produção textual, um marcador da condição humana na construção da finalidade do trabalho. Por meio da análise e discussão crítica da temática, este estudo contribui para a dimensão macro da formação de competências e adequação às necessidades sociais de saúde.

Keywords : Programa Saúde da Família; Condições sociais; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese