SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4System of meanings about the purpose of Family Health work: a qualitative analysisNurses' perception about diseases that are treated by acupuncture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CAMINHA, Leandro Bechert; SILVA, Maria Júlia Paes da  and  LEAO, Eliseth Ribeiro. A influência de ritmos musicais sobre a percepção dos estados subjetivos de pacientes adultos em hemodiálise. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 923-929. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400026.

Submeter-se à Hemodiálise quatro horas por dia, três vezes por semana, pode configurar-se uma experiência carregada de tédio, além de causar desconforto durante sua realização. É comum os pacientes relatarem que o tempo parece se arrastar ou durar mais. O objetivo deste estudo foi conhecer a influência de dois diferentes ritmos musicais nos estados subjetivos e na percepção tempo-sensorial de pacientes adultos submetidos à hemodiálise, uma vez que a literatura sobre essa temática é escassa. O estudo foi realizado em um hospital privado, com 43 pacientes em hemodiálise, que se submeteram a duas sessões de improvisação musical em um teclado, nas quais os estados subjetivos e a percepção temporal foram avaliados pré e pós-intervenção. Mais de 80% dos pacientes sentiu o tempo passar mais rápido após as intervenções em ambos os ritmos. No entanto, o ritmo influenciou o tipo de experiência emocional que os pacientes apresentaram.

Keywords : Terapias complementares; Diálise renal; Musicoterapia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese