SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Nurses' perception about diseases that are treated by acupunctureThe registered nurse and the battle against tuberculosis in Brazil: 1961-1966 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

JUNGES, José Roque et al. Processos de trabalho no Programa Saúde da Família: atravessamentos e transversalidades. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 937-944. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400028.

A pesquisa teve o objetivo de compreender os desafios éticos da implantação do Programa usando a abordagem qualitativa e discussão focal em grupo. A amostra foi intencional, com integrantes das diferentes equipes PSF do município de Campo Bom (RS): 3 médicos, 3 enfermeiras, 2 técnicas e 4 agentes comunitários de saúde. Foram criadas 8 situações de discussão sobre diferentes aspectos do PSF. O artigo é um recorte da pesquisa, tendo como objetivo específico os estrangulamentos nos processos de trabalho do PSF. O referencial teórico são os conceitos de atravessamento e transversalidade e a proposta da clínica ampliada. Os resultados foram classificados segundo os diferentes atores envolvidos nos processos de trabalho: usuários, agentes comunitários de saúde, profissionais, gestores e sistema de saúde. Os resultados apontam que os estrangulamentos nestes processos têm a sua origem na reprodução de procedimentos e de práticas hospitalares na atenção básica, levando a desconsiderar as dimensões subjetivas e sociais do processo saúde/doença. A proposta da clínica ampliada poderia ser uma resposta, porque defende que os itinerários terapêuticos precisam ser frutos de uma pactuação entre usuário e profissional.

Keywords : Programa Saúde da Família; Administração de recursos humanos; Satisfação no emprego; Atenção primária à saúde; Saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese