SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Work processes in the Family Health Program: crossings and transversesNurse interventions and the complications in the post-anesthesia recovery room author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MONTENEGRO, Hercília Regina do Amaral; ALMEIDA FILHO, Antonio José de; SANTOS, Tânia Cristina Franco  and  LOURENCO, Lucia Helena Silva Corrêa. A enfermeira diplomada e a luta contra tuberculose no Brasil: 1961-1966. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.4, pp. 945-952. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000400029.

O objeto desse estudo é a reconfiguração do Serviço de Enfermagem do Hospital Estadual Santa Maria, frente a uma nova política contra a tuberculose no Brasil. Objetivos: descrever as circunstâncias que ensejaram a implantação do novo Programa de Ação na Luta contra a Tuberculose no Brasil, e discutir as estratégias utilizadas pelas enfermeiras diplomadas do Hospital Estadual Santa Maria, no Estado da Guanabara, para adequar a assistência de enfermagem ao novo programa de combate à tuberculose. Estudo histórico-social. Para sua elaboração, foi realizada pesquisa documental, entrevistas e depoimentos de enfermeiras da época. A análise do corpus documental, apoiada pelos conceitos de habitus, campo e poder simbólico de Pierre Bourdieu, se fez com base em documentos escritos, orais e fontes secundárias. Resultados: a reconfiguração do serviço de enfermagem se deu sob a liderança de uma enfermeira cujo capital simbólico lhe conferia poder e prestígio para implementar as mudanças necessárias. Pode-se concluir que a atuação dessa enfermeira possibilitou a implantação do novo programa, e contribuiu para demarcar o espaço e a importância da enfermeira diplomada na assistência aos acometidos de tuberculose, tanto nos aspectos de prevenção quanto nos de cura.

Keywords : História da enfermagem; Tuberculose pulmonar; Liderança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese