SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 special issueValidity and reliability of the Survey of Pain Attitudes (SOPA-28 items) in the portuguese languageDevelopment of an instrument to evaluate diagnosis accuracy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MOTA, Dálete Delalibera Corrêa de Faria; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos  and  FITCH, Margaret Isabel. Pictograma de Fadiga: uma alternativa para avaliação da intensidade e impacto da fadiga. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.spe, pp. 1080-1087. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000500012.

O objetivo foi validar o Fatigue Pictogram para uso no Brasil. Os dados foram coletados em quatro ambulatórios de oncologia de São Paulo (SP) e na Escola de Enfermagem da USP. A amostra de conveniência envolveu 584 pacientes com câncer, 184 acompanhantes e 189 estudantes de graduação enfermagem, que responderam ao Pictograma de Fadiga, ao Inventário de Depressão de Beck (IDB) e Escala de Karnofsky (KPS). Foram feitos testes de validade e confiabilidade. O Teste-reteste mostrou que o instrumento tem boa estabilidade. O primeiro item do Pictograma de Fadiga discriminou estudantes de cuidadores de pacientes, mas não pacientes de cuidadores. O segundo item discriminou todos os grupos. Observou-se adequada validade convergente (fadiga e depressão) e divergente (fadiga e Karnofsky). O Pictograma de Fadiga é válido, confiável e fácil de usar para avaliar fadiga em câncer, mas necessita ajustes para uso em pessoas saudáveis.

Keywords : Fadiga; Neoplasias; Reprodutibilidade dos testes; Estudos de validação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese