SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 special issue 2Ways of coping inventory: a theoretical frameworkPermanent education of health professionals in public hospital organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

FUJIMORI, Elizabeth et al. Anemia em gestantes de municípios das regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.spe2, pp. 1204-1209. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000600010.

Objetivou-se analisar a distribuição da anemia em gestantes da rede básica de saúde de dois municípios, na região Sul e Centro-Oeste do Brasil. Estudo transversal retrospectivo e descritivo desenvolvido a partir de dados de prontuários de 954 e 781 gestantes em Cuiabá-MT e Maringá-PR, respectivamente. Coletaram-se dados de caracterização sociodemográfica, de pré-natal e indicadores sociais. Foram consideradas anêmicas, as mulheres com hemoglobina inferior a 11g/dL. A desigualdade social existente entre os municípios foi evidente. Gestantes atendidas em Cuiabá-MT apresentavam características sociodemográficas significativamente mais precárias. A prevalência de anemia era significativamente maior e valores médios de hemoglobina menores em Cuiabá-MT, independentemente da idade gestacional. Encontrou-se associação dos níveis de hemoglobina com a idade, situação conjugal, número de gestações anteriores, estado nutricional e trimestre gestacional. As diferenças regionais na ocorrência da anemia gestacional são socialmente determinadas, o que deve ser considerado nas propostas de intervenção em saúde coletiva.

Keywords : Anemia; Gravidez; Cuidado pré-natal; Saúde da mulher; Condições sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese