SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 special issue 2Woman's health and the bodyConcept development: new directions for research in thanatology and nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BERTOLOZZI, Maria Rita et al. Os conceitos de vulnerabilidade e adesão na Saúde Coletiva. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2009, vol.43, n.spe2, pp. 1326-1330. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342009000600031.

Os conceitos de Vulnerabilidade e Adesão têm sido foco de debate na Saúde Coletiva. É desafio posto pela Saúde Coletiva, propiciar tecnologias, dispositivos e instrumentos que apóiem a construção de práticas qualificadas, para responder às necessidades dos grupos sociais. Na produção do conhecimento, tem buscado inovar no desenvolvimento de instrumentos que apóiem a captação da realidade de vida e saúde e que auxiliem na leitura das necessidades e no desencadeamento e sustentação de projetos de intervenção que produzam o impacto desejado: atender os grupos sociais que mais carecem de apoio para conquistar autonomia para viver a vida com qualidade e a consecução do auto-cuidado, no cenário da equidade e da justiça social. O artigo apresenta aspectos das categorias analíticas Adesão e Vulnerabilidade, quanto à proposição de marcadores/ indicadores para o seu monitoramento, o que pode contribuir para o adensamento do conceito e para a prática do processo de produção à saúde.

Keywords : Vulnerabilidade; Grupos de risco; Saúde pública; Adesão ao medicamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese