SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Brazilian Child and Adolescent Statute: workers' views about their practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

BERNARDY, Catia Campaner Ferrari  and  OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de. O papel das relações familiares na iniciação ao uso de drogas de abuso por jovens institucionalizados. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 11-17. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000100002.

O estudo objetivou analisar o papel das relações familiares na iniciação ao uso de drogas de abuso por parte de jovens cumprindo medidas sócio-educativas, considerando a gravidade dos problemas que o uso de drogas acarretou ao jovem e à sua família. Estudo do tipo descritivo e transversal, com delineamento de série de casos. Foi desenvolvido nos municípios de Rolândia e Cambé-PR, no Centro de Recuperação Vida Nova, com jovens institucionalizados e seus responsáveis, no mês de março de 2007. Como fonte de dados, utilizou-se os prontuários institucionais, e como instrumento de coleta de dados, dois formulários para entrevista. A análise foi feita pela comparação dos dados, seguindo a técnica de análise de conteúdo. Foram estudadas 11 famílias. Sinais de negligência e abandono, agressão física e falta de diálogo familiar e, principalmente, a cultura do uso de drogas no ambiente familiar determinaram a iniciação ao uso de drogas de abuso.

Keywords : Relações familiares; Drogas ilícitas; Adolescente institucionalizado.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese