SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1A relação docente-acadêmico no enfrentamento do morrerProblemas com a mama puerperal revelados por mães soropositivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

SILVA, Tiago Barreto de Castro e; SANTOS, Míria Conceição Lavinas; ALMEIDA, Ana Maria de  e  FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Percepção dos cônjuges de mulheres mastectomizadas com relação à convivência pós-cirurgia. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 113-119. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000100016.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos cônjuges de mulheres mastectomizadas em relação à convivência pós-cirúrgica. Estudo qualitativo, realizado em 2006, no domicílio de cinco homens que viviam maritalmente com mulheres mastectomizadas, em Fortaleza-CE. Utilizamos a entrevista semi-estruturada. Os resultados foram agrupados em três categorias de análise. Identificamos um nível de desinformação quanto à doença, tranquilidade atribuída à fé em Deus, e a forte convicção de que câncer e morte são sinônimos. Cabe aos profissionais de enfermagem/saúde favorecer o conhecimento sobre câncer de mama, e abrir um painel de integração marido/esposa, priorizando uma convivência saudável.

Palavras-chave : Neoplasias da mama; Mastectomia; Relações familiares; Cônjuges; Enfermagem oncológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês