SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue1Contact precautions in Intensive Care Units: facilitating and inhibiting factors for professionals' adherenceDilemmas and afflictions of duty nurses evidenced in focal group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

JESUS, Elaine dos Santos et al. Preconceito na enfermagem: percepção de enfermeiros formados em diferentes décadas. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.1, pp. 166-173. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000100024.

Trata-se de estudo qualitativo, de natureza histórico-social, que teve como objetivos: conhecer e compreender as percepções de um grupo de enfermeiros, formados em diferentes décadas, acerca do preconceito e formas de enfrentamento, envolvendo a escolha da profissão, no período de formação universitária ou no exercício profissional. Utilizou-se a História Oral de Vida e a análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da EEUSP. Desvelaram-se as seguintes categorias dos discursos dos sujeitos: manifestações de preconceito face à escolha profissional; preconceito percebido durante a graduação em enfermagem; as vivências profissionais acerca do preconceito. Em relação às formas de enfrentamento, os colaboradores disseram ser importante a divulgação do que é a enfermagem, bem como atuação com competência e o trabalho em equipe. Este estudo contribuiu para a compreensão das formas de enfrentamento das situações consideradas preconceituosas, possibilitando, assim, buscar estratégias de reconhecimento social e a valorização da profissão.

Keywords : Enfermagem; Preconceito; História da enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese