SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Communicating pediatric surgery suspension: feelings of the relatives involved in the processMental health nursing and the family health strategy: how the nurse is working? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

CABRAL, Fernanda Beheregaray  and  OLIVEIRA, Dora Lucia Leidens Corrêa de. Vulnerabilidade de puérperas na visão de Equipes de Saúde da Família: ênfase em aspectos geracionais e adolescência. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.2, pp. 368-375. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000200018.

O artigo analisa o destaque conferido por profissionais de Equipes de Saúde da Família (ESFs) ao puerpério na adolescência como um período em que as mulheres estão particularmente vulneráveis. A especial vulnerabilidade de puérperas na idade da adolescência é justificada em função de modos adolescentes de viver a vida, revelando uma tendência à naturalização do fenômeno da adolescência. A análise traz alguns dos resultados de um estudo qualitativo realizado com ESFs de Santa Maria, RS, desenvolvido por meio de grupos focais, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Este estudo contribui para o trabalho dos profissionais de saúde, no sentido de indicar e dar visibilidade às circunstâncias e elementos implicados na produção da vulnerabilidade de adolescentes no puerpério. Os resultados sugerem a necessidade de reorientação das práticas de educação e promoção da saúde das ESFs dirigidas a puérperas adolescentes, para além do componente informativo, e a incorporação da perspectiva da vulnerabilidade no planejamento destas ações.

Keywords : Adolescente; Período pós-parto; Vulnerabilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese