SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Epidemiological profile of Haemophilus influenzae b meningitis in Regional Health Board of Piracicaba - São Paulo - BrazilWork situations experienced by Family Health Strategy professionals in Ceará-Mirim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

MONTENEGRO, Lívia Cozer; PENNA, Cláudia Maria de Mattos  and  BRITO, Maria José Menezes. A integralidade sob a ótica dos profissionais dos Serviços de Saúde de Belo Horizonte. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 649-656. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000300014.

Trata-se de estudo de caso qualitativo, com o objetivo de apresentar a compreensão sobre integralidade para os profissionais e gestores que atuam em serviços de saúde de Belo Horizonte. Foram entrevistados 32 profissionais a partir de um roteiro semiestruturado. A análise dos dados mostrou que os diferentes níveis de atenção perpassam à integralidade, agregando a noção de promoção à saúde. O trabalho interdisciplinar emerge como elemento fundamental para esta prática, que se concretiza por meio de compartilhamento de sentimentos. Em contrapartida, os dados mostram que as práticas de integralidade só se concretizam em condições básicas, que os serviços muitas vezes não oferecem. Conclui-se que é preciso eliminar as fragmentações presentes tanto na forma de organização dos serviços de saúde quanto nas práticas cotidianas dos profissionais que atuam nesses serviços, para oferecer uma assistência integral, resolutiva, e humanizar as práticas de saúde, visando sempre a qualidade de vida da população.

Keywords : Enfermagem em saúde pública; Pessoal de saúde; Atenção à saúde; Saúde pública; Equipe de assistência ao paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese