SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Work situations experienced by Family Health Strategy professionals in Ceará-MirimNurses' practice in health audit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

PROTTI, Simone Teresinha et al. A gerência da Unidade Básica de Saúde no controle da tuberculose: um campo de desafios. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.3, pp. 665-670. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000300016.

Neste estudo analisamos a gerência das Unidades Básicas de Saúde no controle da Tuberculose em um município do interior de São Paulo. Participaram do estudo 14 gerentes; a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário fechado e uma questão aberta, e também por meio de entrevista com consentimento livre e esclarecido. Para o tratamento dos dados, utilizamos o Programa Statística 8.0 da Statsoft, e para os dados qualitativos, utilizamos a técnica de análise de conteúdo, modalidade temática. Fica explícita uma gerência técnico-burocrática, com debilidades nas dimensões do planejamento e organização das atividades dos serviços de saúde. Assim, os gerentes desta investigação necessitam incorporar aspectos do planejamento e organização como forma de viabilizar a política de controle da TB.

Keywords : Tuberculose; Gerência; Planejamento em saúde; Sistemas de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese