SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue4The use of alcohol and tobacco by adolescents in the municipality of Embu, São Paulo, BrazilImplementation of computerized material management system at the University of São Paulo University Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

Print version ISSN 0080-6234

Abstract

ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi; MARZIALE, Maria Helena Palucci  and  HONG, Oi-Saeng. Condições de trabalho e saúde dos trabalhadores do corte da cana-de-açúcar no Brasil. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2010, vol.44, n.4, pp. 978-983. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342010000400017.

Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa dos dados, realizada no intuito de analisar as situações de trabalho e de vida que podem oferecer riscos à saúde de trabalhadores envolvidos no corte manual e mecanizado da cana-de-açúcar. A amostra foi composta por 39 cortadores de cana e 16 operadores de colhedeiras. A coleta de dados ocorreu nos meses de julho e agosto de 2006, utilizando-se a técnica de observação direta das situações de trabalho e moradia dos trabalhadores, e por meio de entrevistas semi-estruturadas, que foram gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram analisados a partir da Teoria Social Ecológica. Foi constatado que os trabalhadores estão expostos a inúmeras situações de risco à saúde, predominantemente a riscos de ocorrência de problemas respiratórios, osteomusculares e psicológicos. Além disso, estão sujeitos a acidentes de trabalho em decorrência de sua atividade laboral. Constatou-se também que o adoecimento é determinado pela interação de fatores individuais, ambientais e sociais.

Keywords : Saúde do trabalhador; Trabalhadores rurais; Promoção da saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English