SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Lactação com amenorréia: experiência de enfermeiros e a promoção dessa opção contraceptivaLaqueadura tubária: caracterização de usuárias laqueadas de um serviço público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

CEOLIN, Teila et al. Plantas medicinais: transmissão do conhecimento nas famílias de agricultores de base ecológica no Sul do RS. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 47-54. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100007.

O objetivo deste estudo foi investigar o processo de transmissão do conhecimento relacionado às plantas medicinais entre as gerações familiares, no contexto de agricultores de base ecológica da região sul do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com oito famílias de agricultores, totalizando 19 entrevistados, residentes nos municípios de Pelotas, Morro Redondo, Canguçu e Arroio do Padre, entre janeiro e maio de 2009. A análise dos dados foi realizada através do método hermenêutico-dialético. A família foi referida como a principal fonte na transmissão do conhecimento em relação às plantas medicinais. A maioria dos sujeitos informou primeiro realizar o tratamento com as plantas medicinais para em seguida buscar o serviço formal de saúde. A construção do conhecimento relacionado às plantas medicinais pelas famílias é predominantemente oral, realizada através do convívio diário entre seus membros e compartilhada com os demais membros da comunidade na qual estão inseridos.

Palavras-chave : Plantas medicinais; Cultura; Conhecimento; Família; Cuidados de enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês