SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Perfil da vítima atendida pelo serviço pré-hospitalar aéreo de PernambucoO egresso de enfermagem da FENF/UERJ no mundo do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234

Resumo

FELIX, Carla Cristiane Paz; FARO, Ana Cristina Mancussi e  e  DIAS, Cristiane da Rocha Ferreira. Percepção de estudantes de enfermagem sobre o Laboratório de Enfermagem como estratégia de ensino. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 243-249. ISSN 0080-6234.  http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000100034.

Este estudo tem por objetivo conhecer a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos aspectos físicos, pedagógicos e humanos referentes ao laboratório de enfermagem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, não experimental. A pesquisa foi realizada com 85 alunos. Um total de 58,8% dos alunos avaliou a estrutura física como ruim ou regular; já a acomodação foi avaliada por 50,6% dos alunos como ruim e péssima. Quanto ao horário de funcionamento, 63,5% dos alunos avaliaram como bom ou ótimo. Os alunos avaliaram positivamente as enfermeiras especialistas em laboratório e as monitoras com 87,0% e 84,9% de bom ou ótimo, respectivamente. A maioria dos aspectos obteve conceito bom, exceto a infra-estrutura física. O aspecto melhor avaliado foi o recurso humano.

Palavras-chave : Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Laboratórios; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês